Folia

Carnaval toma conta das ruas pelotenses

Milhares de foliões compareceram aos blocos de rua no Município; programação continua nesta terça-feira (13) e nos próximos fins de semana

Foto: Volmer Perez - DP - Cerca de 88 mil foliões são esperados até o fim dos blocos do Carnaval de Rua em Pelotas

Em Pelotas, o clima de Carnaval contagiou a comunidade e levou muita música, brilho e alegria às ruas. De sábado até esta segunda-feira (12), cinco blocos de rua e um cordão carnavalesco reuniram milhares de foliões. Até o fim do Carnaval de Rua, que termina apenas no final do mês, a estimativa da organização é que 88 mil pessoas participem da folia por aqui.

Na tarde desta segunda, no Tira a Corda do Meu Bloco, que aconteceu na rua 15 de Novembro com Marechal Floriano, teve até gente que trocou o Carnaval carioca pela folia pelotense. "A gente se apaixonou por Pelotas. Faz 20 anos que eu não ia ao Carnaval morando no Rio de Janeiro. Tem violência, é caro. Lá não existe mais isso aqui. Estamos amando", disse a ex-professora Adriana Iasculski, 56, que se mudou para o Município há poucos meses e trouxe a família para curtir o Carnaval pelotense.

Já quem é daqui também soube apreciar a festa em casa, como o folião João Silva, 75, que também é vice-presidente da escola Academia do Samba. "O melhor do Carnaval é não-violência, cuidar da nossa saúde, é pular para se divertir. Amo o Carnaval. Vou pular hoje e todos os dias que puder", garante. Um dos fundadores do Tira a Corda do Meu Bloco, Fernando Rosário, relembra que a festa surgiu em 2014 como uma brincadeira e, desde então, passou a sair sempre na segunda-feira de Carnaval. "O melhor do bloco é que todo mundo chega e faz o que quer. É aberto para todos. As pessoas vêm, tocam, cantam, aproveitam", diz Rosário.

Avaliação positiva
Quem é responsável por toda a organização da folia vê com bons olhos o Carnaval 2024. "Avaliação muito positiva. Está sendo ainda melhor do que a gente esperava", diz a presidente da Liga de Blocos e Cordões de Pelotas, Jacqueline Santos. Os investimentos no Carnaval de Rua, provenientes de emendas impositivas e parlamentares, foram de cerca de R$ 59 mil, segundo ela. Os valores foram destinados para banheiros e segurança.

A Liga, que reúne 41 instituições, está oficialmente à frente das festividades pela primeira vez neste ano. "A Liga veio para fazer essa união e trazer qualidade e segurança", diz Jacqueline. Segundo ela, até agora tudo correu dentro do esperado. Apenas o Bloco do Mapa precisou ser transferido para o próximo final de semana por conta do mau tempo no domingo. "Estamos com os abadás esgotados, já estava tudo prontinho, mas é um bloco inclusivo, com muitos cadeirantes, autistas, então preferimos transferir"esclarece Jacqueline, que também é produtora do Bloco do Mapa.

O Carnaval de rua conta, ainda, com apoio da Prefeitura através das secretarias de Cultura (Secult), de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), de Transporte e Trânsito (STT), de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), da Guarda Municipal (GM) e da Secretaria de Saúde (SMS) - Vigilância Sanitária (Visa).

Próximas atividades
13 de fevereiro (terça-feira)
12h: Bonde da Várzea
   - Praça Coronel Pedro Osório
16h: Bloco da Ursal
  - Largo do Mercado Público
21h: Jacaré da Lagoa
  - Rua Campinas do Sul esquina com avenida Amazonas (Balneário dos Prazeres)

17 de fevereiro (sábado)
14h: Confraria do Samba​
  - Rua Cassiano, entre 15 de Novembro e Andrade Neves
18h: Batucantada
  - Rua Três de Maio esquina Padre Anchieta
19h: Fantasmão do Fragata
  - Avenida Duque de Caxias, entre a rua Tenente Lira e avenida Pinheiro Machado

18 de fevereiro (domingo)
12h: Bloco do Mapa
  - Rua Sete de Setembro com 15 de Novembro
14h: Arrastão da Jamaica
  - Ruas Cristóvão Colombo e Vidal de Negreiros (Fragata)

24 de fevereiro (sábado)
18h: Bloco do Micha
  - Rua Helena Assumpção de Assumpção (Laranjal)

25 de fevereiro (domingo)
16h: Bloco Lado Norte
  - Rua Santa Clara entre as avenidas 25 de Julho e São Jorge (Três Vendas)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Desembargadora Iris Helena faz balanço de sua gestão à frente do TJRS Anterior

Desembargadora Iris Helena faz balanço de sua gestão à frente do TJRS

Governo do Estado intensifica preparativos para o South Summit Brazil Próximo

Governo do Estado intensifica preparativos para o South Summit Brazil

Deixe seu comentário